• Pedro Sahium

Atividades complementares - Religião e Modernidade.

Vamos esclarecer abaixo como se deve fazer um trabalho acadêmico tipo resumo informativo/analítico.


Vamos esclarecer como realizar um trabalho acadêmico de Resumo informativo/analítico. Acredito que essa é uma boa maneira de fixar o que já foi dado nas nossas unidades de estudo. Lembre-se que essa é uma forma de estudo. Não cobraremos essa atividade como meio de avaliação. Estamos apenas querendo que vocês ganhem prática em trabalho acadêmico e possam fixar os principais textos por nós estudados nesse curso. Faça essa atividade tendo como referencia a obra, O sagrado e o profano, do historiador Mircea Eliade.


  • "Um resumo deve apresentar, de forma concisa, as principais ideias da obra";


  • "Realizar várias leituras da obra para fazer um bom resumo. A primeira leitura é para perceber o que o (a) autor (a) quis apresentar e como desenvolveu seu trabalho (plano e desenvolvimento); A segunda leitura quer perceber e identificar a ideia central e o objetivo que o (a) autor (a) se propôs e desenvolveu; a terceira leitura possibilita perceber como o (a) autor (a) desenvolveu sua ideia e seu objetivo (partes principais e estrutura da obra); a última leitura possibilita compreender o sentido de cada parte de exposição da ideia central, anotar as palavras-chave e verificar a relação entre as partes".


  • "Esse resumo é mais amplo que um resumo descritivo, contendo as principais informações do texto (quem lê o resumo não precisa necessariamente ler a obra). Ele informa o conteúdo e as ideias centrais, destacando: o(s) objetivo(s) e o tema, o(s) métodos(s) e a(s) técnica(s), o(s) resultado(s) e as conclusões".


  • "Esse resumo deve ater-se apenas à ideia do (a) autor (a), utilizando uma linguagem própria de quem faz o resumo".


  • "Deve-se evitar palavras supérfluas como: "o autor disse", "conforme o autor", visto que o resumo já está reproduzindo as ideias desse(a) autor(a). No final do resumo, indicam-se as palavras-chave da obra".


  • Os resumo devem conter na primeira página, a referência completa da obra resumida, seguida pelo resumo.


  • Vocês poderão fazer o resumo num caderno ou no computador, que é a melhor maneira de guardá-los para estudos futuros. Faça o seu arquivo de obras lidas.


  • Estamos disponibilizando abaixo um resumo como modelo.



Resumo/Modelo


REIMER, Ivone Richter. Trabalhos acadêmicos: Modelos, Normas e Conteúdos, São Leopoldo: Oikos Editora, 2012.




Chegamos ao limite estabelecido para essa introdução ao estudo do fenômeno religioso. Os discentes devem dominar os termos, conceitos e interpretações que Mircea Eliade expõe no “Sagrado e Profano” – por isso sugeri a elaboração de um resumo informativo/analítico do seu livro.




Contudo quero salientar, ainda assim, a importância desse teórico para o estudo em Ciências da Religião. Lendo o livro “Os romeiros do Muquém”, do padre e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, e do Doutor Alberto da Silva Moreira (PUC-GO), percebi a importância da análise feita pela ciência da religião sobre a romaria.

Divido com vocês esse resumo informativo/analítico que fiz e que deve servir para complementar e incentivar o estudo da matéria.




ATIVIDADE PROPOSTA: Identifique a teoria das Ciência da Religião (obra de Eliade) no texto resumido e presente no link abaixo.


Resumo - Os Romeiros de Muquém


86 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Contato

E-mail: psahium@hotmail.com