• Pedro Sahium

Unidade I Sociologia aplicada à administração

Atualizado: Abr 12

Sociologia, relações sociais e convivência humana - Relações Sociais


Desde a antiguidade clássica até a fundação da sociologia no século XIX, por A. Comte, existiu a preocupação com as relações entre os homens e as bases da constituição dos grupos humanos, sociais. Nesse sentido podemos ler sobre o que pensava Platão (429-341 a.c.), Aristóteles (384-322 a. C.), Santo Agostinho (354-430 a. C.) e muitos outros até chegarmos em 1839 com a fundação da sociologia como ciência da sociedade. Nessa data o cientista francês August Comte (1798-1857) usa a palavra sociologia para, no seu curso de filosofia positiva, definir a nova ciência.


A Sociologia aplicada à administração deve nos permitir a "compreensão gradativa dos fenômenos que estão vinculados às relações humanas em qualquer lugar, especialmente nos ambientes organizacionais".

Nessa Unidade vamos tecer comentários sobre a importância da sociologia e sua relevância na aplicação administrativa de seus conhecimentos.

essa Unidade está constituída por um vídeo explicativo desse período histórico em que uma plêiade de autores descrevem as características da sociedade ou de uma sociedade utópica, que eles acreditavam possível existir ou ser construída.



Depois de assistir o vídeo, faça um resumo sobre os aspectos que você achou relevantes e que podem ser alvo de maior aprofundamento. Faça isso pesquisando sobre os autores ou pedindo ao professor dicas sobre como saber mais sobre o que foi explanado.


No livro indicado abaixo no link, Sociologia Organizacional (SILVA, 2010), os discentes deverão fazer a leitura da Unidade I das páginas 15 até 24, e responder às questões levantadas abaixo. As respostas, dadas na folha de respostas, devem ser encaminhadas para pedro.sahium@ueg.com.br até a próxima terça feira para o registro das presenças/ausências dos discentes nessa atividade. As mesmas tarefas serão avaliadas sendo computados até 1,0 ponto para a composição da 1 Avaliação de Aprendizagem.


Questões propostas:

1. Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?

2. Faça uma lista de cinco fenômenos sociais (cinco tipos diferentes de relação sociais) que, de um modo ou de outro, podem constituir-se em objeto de um estudo sociológico.



SILVA, Golias. Sociologia organizacional. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.

242 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Contato

E-mail: psahium@hotmail.com