• Pedro Sahium

Unidade II - Planejamento de Eventos

O mundo da modernidade e da tecnologia no final do século XX


No Dossiê Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento, o autor nos conduz pela história das últimas décadas do século XX e aponta as tendências que ele enxergou como possibilidades, para o século XXI. Ele acertou quando reconheceu a existência de um tipo de subdesenvolvimento extremo, que "é um estágio de desenvolvimento que não pressiona a estrutura social a envolver-se em pesquisa científica e técnica".


Ciência e Tecnologia não são mercadorias divorciadas da realidade social


Uma grande parte do mundo está nessa fase ou estágio de desenvolvimento das suas sociedades. A partir daí, duas coisas importantes devem ser destacadas: 1) A inovação técnica e a própria tecnologia constituem-se num processo social, ou seja, os indivíduos e os grupos sociais sempre terão a responsabilidade da tomada de decisões e da escolha das prioridades a serem estabelecidas para receber os recursos disponíveis; 2) É preciso estabelecer requisitos institucionais e políticos que são fundamentais para que o desenvolvimento aconteça, descartando a ideia de que a pura transferência de tecnologia possa produzir desenvolvimento econômico/social.



Em outras coisas, eu penso, o autor não acertou completamente como por exemplo, ao afirmar que "(...) os Estados estão se tornando menos importantes como unidades políticas capazes de controlar quaisquer fenômenos - econômicos, sociais, ambientais, tecnológicos - que ocorrem presentemente no mundo" (p. 18). Decorridos quase trinta anos desse escrito, e diante da crise da pandemia do coronavírus, estamos vendo o ressurgimento da força dos Estados como unidades políticas administrativas e como condutor do processo de avanço tecnológico e científico. O autor também fala no fim da Guerra Fria com o desmantelamento da URSS no ano de 1991. Apesar desse fato ser concreto, no decorrer dessas primeiras d[ecadas do século XXI estamos percebendo o uso de uma propaganda estilo "Guerra Fria", que vigorou no mundo entre 1945-91, sendo usada para dividir as nações e o mundo. A Guerra Fria e o medo de Guerra Nuclear renasceram, de certa forma, contra as previsões do autor, ainda que só para assombrar os habitantes da terra, ou para servir de instrumentos de controle político das massas.


Vamos pensar de forma prática?


Ainda assim, o texto "Dossiê" deve nos servir como resenha da história das administrações da economia e da sociedade mundial ao longo do último quartel do século XX.

Assista ao vídeo da Unidade II, e aproveite para fazer uma leitura crítica do texto e realizar apontamentos que respondam às questões abaixo:


1) Quais são as questões éticas e morais que precisam ser tratadas tanto quanto a busca de novas e melhores tecnologias para o desenvolvimento da nossa sociedade e/ou da empresa em que trabalhamos?


2) Nem sempre a tecnologia que desenvolve uma região é a mesma que desenvolverá outra região do planeta. Será isso mesmo? Imagine uma tecnologia da qual precisamos dispor nos dias atuais para gerar desenvolvimento entre nós, comunidade uegiana ou comunidade de administradores.


Lembrem-se de enviar as respostas, sempre no formulário, para o e-mail pedro.sahium@ueg.br

174 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Contato

E-mail: psahium@hotmail.com