• Pedro Sahium

Unidade III - Planejamento de Eventos

O novo contexto internacional


Algumas coisas não mudam. Se o avanço em Ciência e Tecnologia são fatores fundamentais no processo de desenvolvimento e crescimento econômico, por outro lado, a formação cultural, a estrutura afetiva e o equilíbrio psíquico são imprescindíveis para a sua aplicação. Ciência e Tecnologia não são 'mercadoria', não garantem por si só o bem estar e a melhoria de vida de um povo ou o seu desenvolvimento econômico.


Ciência e Tecnologia não são 'mercadoria'


As mudanças sociais não são produzidas apenas com a 'importação' de novas tecnologias. É preciso preparar a sociedade. Para isso alguns requisitos institucionais e políticos são necessários, como por exemplo, ter uma ideia bem clara da 'individualidade cultural' de cada povo, de cada nação. O novo contexto internacional, que surgiu no final dos anos 1990 já apontava para: 1) um comércio internacional de favorecimento de serviços de alta tecnologia; 2) a falta de regras internacionais relacionadas ao avanço das TICs; 3) O aumento da demanda por alimentos, habitação, educação e outros serviços sociais; 4) O aumento do processo de migração em massa das populações pobres; 5) A necessidade de debates sobre a relação ou vinculação entre estilo de vida e preservação ambiental.


Além dessas questões tivemos que enfrentar o aparecimento dos fundamentalismos religiosos e políticos, que surgiram como força motriz da economia; e também a emergência dos debates em torno de temas morais e éticos, como exemplo: A questão do racismo, dos direito ao aborto, do desenvolvimento sustentável, a preocupação com o alcance dos direitos humanos e a não-intervenção nos assuntos internos dos países que não respeitam esses direitos etc.. Tudo isso foi bem exposto no texto de Jean-Jacques Salomon (texto que eu sugiro ser lido mais de uma vez para melhor aproveitamento).

Colabora com essa visão a ideia do pensador e sociólogo polonês Z. Bauman, que é crítico em relação à condução de um processo de supervalorização dos avanços científicos e técnicos e não percebe a importância da cultura.

Atividades da Unidade



Agora entre no nosso Fórum de Debates e participe respondendo e debatendo com os outros discentes à questão proposta.


196 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Contato

E-mail: psahium@hotmail.com