• Pedro Sahium

Unidade IV -Sociologia Aplicada à Administração

Elementos materiais e imateriais da cultura, os traços culturais e o melhor conhecimento das pessoas


Eis a questão: através da socialização e das múltiplas relações sociais as pessoas se socializam, internalizam os valores sócio-culturais de um meio, e se habilitam a viver em grupo. Essa adaptação aos padrões de comportamento vigente é mantida pelas conversações constantes dos membros do grupo e pelo recompor cotidiano das inter-relações. A relação social é um "ir e vir" permanente, uma troca constante das pessoas com seu meio.


*


Já vimos que a tecnologia funda novos padrões de comportamento, cria novos modelo de relação de amizade, de trabalho, de familiar etc.. Já vimos também que toda cultura é um campo compartilhado de instituições, valores, crenças, símbolos etc.. A sociedade brasileira tem a sua cultura mas o povo brasileiro, ao ocupar diferentes espaços e com diferentes recursos, fez surgir peculiaridades próprias de cada região, são as subculturas. Daí afirmarmos que uma sociedade nunca é homogênea pois seus membros carregam modos particulares de satisfazer as suas necessidades.


Com esse quadro compreensivo em mente, vemos que as ciências sociais podem ajudar na compreensão da cultura e das pessoas. Compreendendo melhor as pessoas e o que elas representam no quadro cultural mias amplo, o estudioso em ciências sociais (administrador), pode intervir e melhorar os processos organizacionais e de performance de uma cultura.


Nessa Unidade vocês devem ouvir os dois áudios abaixo, assistir ao vídeo e depois realizar a seguinte atividade proposta:

- Qual a relevância dos temas “relações sociais” e “cultura” a partir de sua contextualização no cotidiano das pessoas?


Foto de arquivo pessoal: Família de imigrantes árabes, Antonio Jorge Sahium e Júlia Isaac Sahium, com os seus dez filhos, começo de 1950. Todos os homens de bigode, cabelo curto e engomado, terno, lenço no bolso; os anciãos (pais), assentados junto com as mulheres, as filhas, à frente, mãos postas no colo e semblante de seriedade, de respeito (riso era sinal de pouco siso).

66 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Contato

E-mail: psahium@hotmail.com